• Resumo

    A relação público X privado: cofinanciamento da Política de Assistência Social

    Data de publicação: 05/12/2016
    Como dever do Estado a política social pública de Assistência Social pode ser assegurada por ação direta do poder público ou pela ação compartilhada com entidades e organizações privadas, sem fins lucrativos. A parceria efetivada entre o poder público e as organizações da sociedade civil atende às demandas sociais, conforme nível de proteção social, através da oferta socioassistencial, pelo repasse de recursos que garantem o custeio parcial a determinadas ofertas. O estudo aborda conceitos para o entendimento das políticas públicas, o papel do Estado como responsável pelo bem comum e o conceito de terceiro setor, com o objetivo de compreender, além da necessidade de sistematização de repasse de recursos às entidades e às organizações da Assistência Social, a forma de relação que se estabeleceu entre o poder público e a sociedade civil organizada. A rede prestadora de serviços socioassistenciais tem papel político importante no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, com o desafio do gestor público de articular a rede, evitando fragmentações e ofertas desunificadas.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal