• Abstract

    PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO, O MERCADO DE TRABALHO E O PAPEL DO NUTRICIONISTA NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA

    Published date: 27/10/2017
    O estudo teve por objetivo explorar o modo como profissionais nutricionistas residentes compreendem a formação para o Sistema Único de Saúde, o campo de trabalho em nutrição no Brasil, e o papel do nutricionista no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de abordagem exploratória e descritiva, realizada em uma universidade do sul do Brasil, em que se utilizou grupo focal como técnica para coleta de dados. A partir da categoria Do brilho no olhar ao esforço para resolutividade, os dados revelaram que: a) a formação para o Sistema ainda não é uma bandeira brasileira, mas um esforço de coletivos acadêmicos; b) o mercado de trabalho requer experiência que o recém-formado ainda não tem; e c) o papel central do nutricionista no NASF é o desenvolvimento da vontade, com brilho no olhar, de ampliar o horizonte de saúde para (inter) agir com demais disciplinas rumo à produção de um conhecimento transdisciplinar que funcionará como farol para a prática contextualizada de matriciamento e projeto terapêutico singular. Concluiu-se que a garantia do bem saúde e a resolutividade de problemas estão na dependência da transformação do conhecimento setorial em tecnologias atitudinais.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

The Brazilian Journal of Social Technologies is a Qualis B1 publication, according to the Qualis Periódicos CAPES 2017-2020 classification.

The Brazilian Journal of Social Technologies aims to disseminate scientific knowledge through a biannual publication, which is characterized by multithematic and interdisciplinary content aimed, preferably, at the dissemination of work developed by the country's Professional Master's Degrees, in the form of products or processes that can be characterized as Social Technologies. Currently the editors are professors Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Public Policy Management) and Graziela Liebel (Health and Work Management).

Access journal