• Resumen

    PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO, O MERCADO DE TRABALHO E O PAPEL DO NUTRICIONISTA NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA

    Published date: 27/10/2017
    O estudo teve por objetivo explorar o modo como profissionais nutricionistas residentes compreendem a formação para o Sistema Único de Saúde, o campo de trabalho em nutrição no Brasil, e o papel do nutricionista no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de abordagem exploratória e descritiva, realizada em uma universidade do sul do Brasil, em que se utilizou grupo focal como técnica para coleta de dados. A partir da categoria Do brilho no olhar ao esforço para resolutividade, os dados revelaram que: a) a formação para o Sistema ainda não é uma bandeira brasileira, mas um esforço de coletivos acadêmicos; b) o mercado de trabalho requer experiência que o recém-formado ainda não tem; e c) o papel central do nutricionista no NASF é o desenvolvimento da vontade, com brilho no olhar, de ampliar o horizonte de saúde para (inter) agir com demais disciplinas rumo à produção de um conhecimento transdisciplinar que funcionará como farol para a prática contextualizada de matriciamento e projeto terapêutico singular. Concluiu-se que a garantia do bem saúde e a resolutividade de problemas estão na dependência da transformação do conhecimento setorial em tecnologias atitudinais.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).

 

Access journal