Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como
uma alteração de desenvolvimento e comportamento, suas características diagnósticas se sobrepõem a outros transtornos, como a perda auditiva (PA), e necessitam ser analisadas clinicamente por uma equipe multidisciplinar que inclua a avaliação de linguagem. Objetivo: caracterizar a linguagem de crianças com TEA que passaram por diagnóstico diferencial de perda auditiva em um Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva (SASA). Metodologia: pesquisa quantitativa documental, transversal e censitária com 37 crianças de zero a 12 anos atendidas no SASA, cuja pesquisa ocorreu entre 2012 e 2017, com
o diagnóstico de TEA confirmado. Resultados: houve prevalência de crianças do sexo masculino (70,27%).Verificaram-se alterações na avaliação da linguagem em todas as crianças, sendo a mais prevalente o atraso de linguagem associado à outras alterações na função comunicativa (68,97%). Há maior probabilidade(p=0,003) de crianças com TEA do sexo masculino apresentou alterações de linguagem mais complexas que crianças do sexo feminino, que apresentam alterações de linguagem simples em maior proporção.
Conclusão: avaliação fonoaudiológica da linguagem nos casos de suspeita de PA é fundamental para diagnóstico diferencial de outras condições, como o TEA, e contribui para o diagnóstico precoce, que resulta em melhor prognóstico nesses quadros.
The Brazilian Journal of Social Technologies is a Qualis B1 publication, according to the Qualis Periódicos CAPES 2017-2020 classification.
The Brazilian Journal of Social Technologies aims to disseminate scientific knowledge through a biannual publication, which is characterized by multithematic and interdisciplinary content aimed, preferably, at the dissemination of work developed by the country's Professional Master's Degrees, in the form of products or processes that can be characterized as Social Technologies. Currently the editors are professors Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Public Policy Management) and Graziela Liebel (Health and Work Management).