• Resumen

    CARACTERIZAÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO QUE PASSARAM POR DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE PERDA AUDITIVA

    Published date: 19/02/2021

    Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como
    uma alteração de desenvolvimento e comportamento, suas características diagnósticas se sobrepõem a outros transtornos, como a perda auditiva (PA), e necessitam ser analisadas clinicamente por uma equipe multidisciplinar que inclua a avaliação de linguagem. Objetivo: caracterizar a linguagem de crianças com TEA que passaram por diagnóstico diferencial de perda auditiva em um Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva (SASA). Metodologia: pesquisa quantitativa documental, transversal e censitária com 37 crianças de zero a 12 anos atendidas no SASA, cuja pesquisa ocorreu entre 2012 e 2017, com
    o diagnóstico de TEA confirmado. Resultados: houve prevalência de crianças do sexo masculino (70,27%).Verificaram-se alterações na avaliação da linguagem em todas as crianças, sendo a mais prevalente o atraso de linguagem associado à outras alterações na função comunicativa (68,97%). Há maior probabilidade(p=0,003) de crianças com TEA do sexo masculino apresentou alterações de linguagem mais complexas que crianças do sexo feminino, que apresentam alterações de linguagem simples em maior proporção.
    Conclusão: avaliação fonoaudiológica da linguagem nos casos de suspeita de PA é fundamental para diagnóstico diferencial de outras condições, como o TEA, e contribui para o diagnóstico precoce, que resulta em melhor prognóstico nesses quadros. 

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).

 

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