A educomunicação permite novos tipos de aprendizagem, formais ou informais,
com viés mais democrático, igualitário e menos hierarquizado, atendendo à pluralidade e à diversidade cultural. Neste sentido, desenvolveu-se um projeto com finalidade de promover a educomunicação como prática extensionista na Educação do Campo nos assentamentos rurais no município de Tupanciretã no estado do Rio Grande do Sul - Brasil, por meio da produção de um vídeo. Para tanto, utilizou-se a linguagem cinematográfica com base na educação pela autoria e pelo protagonismo como forma de promover ações criativas e integradoras, possibilitando mudanças nas atitudes e nos valores dos sujeitos do campo em relação à conservação dos seus recursos naturais, que incluem tanto variáveis econômicas e sociais como variáveis culturais, políticas e éticas da sustentabilidade.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).