Na relação homem-máquina, percebe-se que o ponto de convergência entre os
seres humanos e as máquinas ultrapassa o nível de abstração simplesmente pelo desfrute de recursos do primeiro em relação ao segundo, o que permite um entendimento “wineriano” desse conceito. É como se tratássemos o homem e a tecnologia como uma simbiose pura, um verdadeiro “homo computatrum” dos tempos modernos. O presente artigo, ao percorrer os domínios da tecnologia e a sua intersecção com a sociedade, busca trazer uma reflexão de como o enredamento está inserido no cotidiano das pessoas, definindo os atores deste
cenário e traçando uma relação entre o que é isolamento individual e o que é solidão coletiva, procurando refletir sobre as relações entre a sociedade atual e a utilização das novas e impressionantes tecnologias que estão sempre ao alcance das mãos.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).