Os meios de comunicação social desempenham um papel fundamental na formação da opinião pública. Eles apresentam certas questões ou problemas sobre os quais as pessoas pensam e se posicionam. Tal movimento influencia a definição das prioridades de uma determinada sociedade e a sua opinião sobre certas ideias. Neste contexto, o presente artigo examina a relação entre as práticas radiofônicas de conteúdo educativo e a formação cidadã. Os procedimentos técnicos para sua realização se baseiam em estudo de caso e observação participante. O objeto da análise é um projeto de extensão universitária voltado à criação, produção e distribuição de programetes de rádio. O projeto existe há 10 anos e já produziu mais de 500 peças de áudio, as quais buscam influenciar o comportamento das pessoas e criar atitudes favoráveis a demandas sociais das comunidades nas quais a universidade se insere. Os resultados da pesquisa apontam a importância do rádio para a proteção dos direitos, a participação popular e a manifestação de sentimentos de identificação e pertencimento.
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La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).