• Resumen

    Organização e informatização e uma biblioteca comunitária

    Published date: 10/06/2014
    O presente artigo tem por objetivo apresentar a sistematização, a organização e a informatização da Biblioteca Comunitária da Vila das Torres - Curitiba (PR), visando promover na comunidade local o acesso à informação, à cultura, ao lazer e à educação. Por outro lado, a pesquisa visa divulgar o trabalho de produto ou processo que possa ser caracterizado como tecnologia social. A organização e a informatização foram realizadas entre setembro de 2010 e maio de 2011. Utilizaram-se a Classificação Decimal Universal (CDD) e a Tabela de Cutter-Sanborn e, para a informatização, o gerenciador de bibliotecas e os centros de informações e/ou documentação, o software Personal Home Library (PHL) - ambiente monousuário - gratuito. Contou com uma bibliotecária no preparo técnico, dois auxiliares e supervisão da autora da pesquisa, também profissional da área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e bibliográfico. Os resultados são descritivos, por meio de gráficos e fotografias. Concluiu-se que a intervenção técnica realizada na Biblioteca Comunitária da Vila das Torres modificou o ambiente, o acervo e os serviços. O novo cenário, organizado e informatizado, deixa para trás o clima de depósito, com estantes lotadas de livros sem nenhum arranjo e renasce pronto para colocar o livro nas mãos dos usuários.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).

 

Access journal