• Resumo

    ADOECIMENTO MENTAL EM ENFERMEIROS ATUANTES NA ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES COM COVID-19

    Data de publicação: 12/08/2022

    Resumo: Introdução: Em março de 2020, foi declarada, pela Organização Mundial de Saúde, a pandemia pelo vírus SARS-Cov-2, causador da doença Covid-19. O vírus apresenta alta taxa de transmissão, e é responsável por uma infecção viral, pela qual uma porcentagem importante de indivíduos acometidos irão necessitar de uma assistência hospitalar especializada. Objetivos: Analisar através de uma revisão sistemática, o impacto da pandemia por COVID-19 na saúde mental dos profissionais enfermeiros atuantes nos serviços assistenciais de saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, método que apresenta uma abordagem ampla de sistematização de evidências, na qual é possível incluir uma diversidade maior de estudos, envolvendo pesquisas e revisões. Resultados: após análise dos dados foram selecionados 16 artigos para o estudo final. Conclusões: Muitos fatores influenciaram para o adoecimento mental dos enfermeiros. Diante disso, é claro que os profissionais que exercem o cuidar de outros indivíduos também necessitam de cuidados e estratégias que prezem pela sua saúde mental e física, pois muitos profissionais encontram-se esgotados, com quadros depressivos, de ansiedade e medo em escala mundial, em decorrência da sobrecarga em decorrência da pandemia pelo novo coronavírus.

     

    Palavras-Chave: Saúde Mental, Profissionais de Enfermagem, Covid-19

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal