A evolução das redes sociais e mídias digitais é acompanhada pela mudança nos padrões de beleza, tendo como público-alvo mulheres que são pressionadas para atingir corpos inalcançáveis. Desta forma, esta pesquisa objetivou avaliar os hábitos de vida, consumo de mídias digitais e sua influência na vida de mulheres adultas de Santa Catarina. Teve caráter observacional, descritivo, transversal e quantitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line encaminhado por meio de redes sociais, no segundo semestre de 2022. Das 162 avaliadas, 85,4% se sentiam influenciadas pelas mídias digitais. As redes sociais mais utilizadas foram Instagram®, WhatsApp®, Facebook e TikTok®. Os resultados demonstraram que mulheres já tiveram vontade de mudar o corpo após visualizarem fotos e vídeos de corpos-padrão e que são influenciadas de forma positiva ou negativa, dependendo de quais conteúdos são consumidos e da maneira como são interpretados individualmente.
Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, Volume 12, Número 1 - Janeiro a Junho de 2025
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