• Resumo

    LITERACINESE OU DA ESCRITA [LITERÁRIA] COM IMAGENS... EM MOVIMENTO

    Data de publicação: 05/04/2018

    Este trabalho visou realizar um estudo sobre a relação entre literatura e cinema na educação. Tratou especificamente da produção de textos audiovisuais adaptados de textos literários com alunos da terceira série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Araguatins, no ano de 2014. O objetivo principal desta investigação foi analisar as relações entre literatura e cinema no que concerne ao ensino de Literatura no Ensino Médio, propondo uma forma diferenciada de articular Literatura e Cinema, Educação e Cinema na escola. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. A coleta de dados foi executada por meio da pesquisa-ação e diálogo organizado com os alunos, que pretendeu discutir a percepção do aluno litecineasta, em relação ao cinema e aos seus limites e potencialidades para o ensino da Literatura. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como Walter Benjamin (1994), Robert Stam (2006) e Adriana Fresquet (2013).

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal