• Resumo

    LETRAMENTO CRIATIVO: UM PANORAMA HISTÓRICO DA UTILIZAÇÃO DE ABORDAGENS PROVENIENTES DA ÁREA DE DESIGN NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

    Data de publicação: 05/04/2018

    O tema central do presente artigo versa sobre o desenvolvimento da capacidade criativa no âmbito da educação por meio do Design. Tem por objetivo apresentar um panorama histórico da utilização de abordagens provenientes da área de Design em Educação. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, tipo descritivo, com revisão de literatura e os resultados se mostraram satisfatórios ao ponto que foi possível estabelecer um cenário global acerca das principais iniciativas encontradas, tanto na literatura quanto na rede mundial de computadores. Para melhor compreender a contribuição da educação em Design, por meio do conceito de Letramento Criativo, foi necessário entender as principais correntes relacionadas ao Design e à Educação a partir de uma revisão de literatura fundamentada em ambas as áreas. Os resultados registram o Design enquanto terceira área do conhecimento, ou seja, uma linha de raciocínio baseada em uma visão de aprendizagem humana, que sugere que há mais do que as duas polaridades (humanidades e ciências) que estão expressas na noção das culturas. Tal atividade é descrita por Archer (1974) como uma terceira área denominada Design. Com relação à Educação, concluiu-se que, de uma forma geral, as escolas são orientadas para a resposta e não para a pergunta e atuam predominantemente na reprodução e não na reflexão.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal