• Resumo

    O INSTRUMENTO DA NORMA E SEUS EFEITOS SOBRE OS CORPOS: CENAS DE UMA ESCOLA

    Data de publicação: 04/07/2018
    O presente trabalho tem como objetivo problematizar como, na escola contemporânea, o instrumento da norma produz efeitos sobre os corpos. Os principais aportes teóricos são Foucault (2006; 2014), Deleuze (1992), Dussel e Caruso (2003), Cervi (2010), Passetti (2003) e Veiga-Neto (2014). Utilizou-se, como estratégia teórico-metodológica, a perspectiva pós-crítica. Realizou-se a pesquisa de campo em uma escola municipal de educação básica no estado de Santa Catarina no ano de 2015. Os instrumentos de produção de dados foram: fotografias, diário de campo e o Projeto Político-Pedagógico da instituição. Infere-se, a partir dos dados produzidos, que o instrumento da norma compara, diferencia, hierarquiza, homogeneíza, avalia, exclui, define, marca os desvios, os limites, o anormal e corrige o corpo. Ainda que o dispositivo siga disciplinando, controlando, esta escola conseguiu e consegue ser outra escola no interior dela mesma, inventiva, resistente, em que amizade e o cuidar com o outro se estabelecem em pequenos momentos do cotidiano.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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