TV Escola no ensino da arte: uma pesquisa
Este artigo consiste no relato de uma pesquisa desenvolvida entre 1999 e 2001.
Seu objeto de estudo, inicialmente, foi uma amostra de vídeos do Projeto TV
Escola, do Ministério da Educação e Cultura. Partindo da bibliografia sobre o
ensino através da imagem móvel, esta investigação tinha como objetivo, na
primeira etapa, analisar os vídeos disponíveis para o ensino de arte; na segunda
etapa, havia a proposta de elaborar uma metodologia para o ensino da arte
através de vídeos. Uma inserção na realidade mostrou que a pesquisa deveria ser
redimensionada, para se conhecer mais profundamente a situação concreta das
escolas quanto ao uso dos vídeos. A partir daí, a proposta de criação de uma
metodologia caracterizou-se como demais pretensiosa. Foi criada uma unidade
de ensino baseada em um vídeo da TV Escola, a qual foi posta em prática, e seus
resultados foram analisados. Foram aplicados questionários, e feitas observações
de aulas. A TV Escola oferece inúmeras possibilidades para o ensino da arte, mas
persistem problemas, apontados nas conclusões, juntamente com algumas
sugestões para encaminhar soluções.