O Estágio Curricular Supervisionado é um componente que, quando bem planejado e operacionalizado, pode contribuir na constituição de saberes, conhecimentos, atitudes e valores de todos os envolvidos. Destarte, objetiva-se, aqui, compreender a organização e a concepção de Estágio Curricular Supervisionado expressa nos documentos orientadores dos cursos de licenciatura em Educação Física de duas universidades públicas do Estado do Ceará, descortinando a relação destas concepções com as que são postas pela legislação educacional e pela literatura científica atual. Para tanto, adota-se um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Como aporte teóricometodológico utilizam-se os escritos de Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Lima (2012), Pimenta e Lima (2017), Piconez et al. (2012) e Zabalza (2014). As análises foram a partir do método hermenêuticodialético de Minayo (2000), com auxílio do Software IRAMUTEQ, versão 0.7 alpha 235. As orientações denotam uma concepção de Estágio relacionada a uma atividade teórico-prática, que pode estimular a reflexão e o redimensionamento da formação, da constituição de saberes e da construção da identidade docente. Ademais, sugerimos caminhos que podem potencializar os processos formativos nesse componente curricular, por exemplo, a aproximação do licenciando com a realidade escolar desde os primeiros semestres do curso e a integração da postura investigativa a partir do “Estágio com pesquisa” ou “pesquisa no Estágio”.
Copyright (c) 2022 Revista Contrapontos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.