Atualmente, há muitas conceituações concernentes ao conceito de epistemologia, à exemplo do constructo denominado “Epistemologia da Prática”. Embora em muitos contextos haver maior utilização de tal conceito, poucos estudos demonstram como tem sido sua utilização no campo científico, isto é, qual tem sido o estado da arte na análise dessa conceituação. Assim, objetivamos analisar o estado da arte das produções acadêmicas que abordam o conceito de Epistemologia da Prática em teses e dissertações publicadas no Brasil, buscando compreender os aspectos quantitativos e qualitativos a esse respeito, no decorrer do recorte temporal de 1999 até 2018, baseado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados da análise de um total de 98 trabalhos encontrados permitem concluir que a perspectiva da Epistemologia da Prática tem apresentado certa inserção no âmbito das pesquisas na pós-graduação brasileira, especialmente na última década, o que ilustra a proeminência da abordagem desse conceito atualmente. Apesar disso, é fundamental que haja análises criteriosas acerca de suas potencialidades e limitações, bem como considera-se importante haver investimento maior na fundamentação teórica que subsidie os trabalhos de modo mais apropriado.
Copyright (c) 2022 Revista Contrapontos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.