A PRESENÇA DE INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ESTRATÉGIA DE AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES

Autores

  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p20-30

Palavras-chave:

Indígenas, Educación Superior, Identidad.

Resumo

Na primeira década e meia do século XXI, houve uma democratização do acesso à educação superior, em parte, em função das políticas de ações afirmativas, incluindo de forma mais significativa sujeitos não hegemônicos, com destaque para os indígenas. O artigo tem como objetivo mostrar como os indígenas fazem do espaço da universidade um espaço de afirmação de suas identidades. Para tanto foram entrevistados acadêmicos indígenas de diferentes cursos de licenciatura de uma universidade, situada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A análise mostrou que os indígenas na universidade, negociam, ressignificam, traduzem os conhecimentos, interculturalizando-os, de modo a fazer da universidade uma estratégia de afirmação de suas identidades.

Biografia do Autor

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco. Bolsista Produtividade CNPq.

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Publicado

2022-12-13