AS DIMENSÕES FORMATIVA, PRESCRITIVA E PLANIFICADA NO CADERNO MEMÓRIAS LITERÁRIAS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p66-88

Palavras-chave:

Formação de professores, Trabalho docente, Olimpíada de língua portuguesa.

Resumo

O presente artigo tem como propósito apresentar uma análise de excertos do Caderno Virtual “Memórias literárias – Se bem me lembro”, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, 6ª edição, sob três dimensões do trabalho docente: a formativa, a prescritiva e a planificada. Por meio da análise, buscaremos identificar o que é proposto e como se configuram essas três dimensões que circundam o trabalho do professor. A presente pesquisa inscreve-se no campo teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), cujos pressupostos contribuem para a compreensão da relação entre a linguagem e o trabalho docente. Os resultados apontam que a proposta do material perpassa pelas três dimensões do trabalho e tem como objetivo primeiro o ensino de língua numa dimensão discursiva, na perspectiva dos gêneros textuais. Foi observado ainda que as sequências utilizadas pelo caderno ‘Memórias Literárias Se bem me lembro...’ apresentaram-se como uma ferramenta importante para o desenvolvimento da linguagem e do trabalho docente.

Biografia do Autor

Andreia Rezende Garcia-Reis, Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Linguística pela UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-graduação em Educação.

Míriam Fernanda Costa, Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Metodista Granbery. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora e pesquisadora voluntária do GISE - Grupo Interação, Sociedade e Educação (CNPq/UFJF)

Downloads

Publicado

2022-12-13