CURRÍCULO E AVALIAÇÃO

CONCEPÇÕES E DEFINIÇÕES PARA CONSUBSTANCIAR O PROCESSO FORMATIVO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v23n1.p51-67

Palavras-chave:

Currículo, Avaliação, Concepções, Definições.

Resumo

Este estudo insere-se na compreensão da dialogicidade acerca de concepções e definições de Currículo e de Avaliação, diante de um novo processo formativo que deve ser norteado em conformidade com as necessidades do perfil de aluno da contemporaneidade. Essa postura formativa deve ser refletida, uma vez que a sociedade exige, para o mercado de trabalho, um indivíduo autônomo com conhecimento integral, que desenvolva suas atividades, por meio de raciocínio lógico, de competências, de habilidades, a otimização e a celeridade necessárias. Nesse sentido, o apanhado epistemológico deste estudo viabiliza o entendimento científico sobre os dois objetos em tela, uma vez que integram discussões políticas, sociais e culturais que perduram há tempos no campo educacional. Ademais, ressalta-se que o currículo é o documento que regulamenta a prática educacional em sala de aula, enquanto a avaliação verifica a assimilação do conhecimento efetivado de maneira sistematizada para formação plena do sujeito, perante suas ações pessoais e profissionais, coletivas ou individuais. Todavia, para que a educação seja qualitativa, é imprescindível que todos os envolvidos no processo educacional saibam essas conceitualizações e definições, a fim de que o conhecimento não seja propagado como um rol a ser aplicado, mas que faça parte da ação transformadora para o exercício da cidadania dos estudantes na sociedade de forma legítima e integral.

Biografia do Autor

Selena Castiel Gualberto Lima, UNIVALI

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR. Especialialista em Docência do Ensino Superior pela FGF. Graduada em Psicologia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior- ULBRA. Graduada em Direito pela Faculdade de Rondônia- FARO.

Fábio Rychecki Hecktheuer

Pós Doutor em Psicologia da Aprendizagem (UAM-MADRID). DOUTOR em Desarrollo Psicológico y Aprendizaje Escolar - Universidad Autonoma de Madrid (2001). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC (1993). Graduado em FILOSOFIA pela Universidade Católica de Pelotas (1988), e Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1986).

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Publicado

2023-09-19

Edição

Seção

Artigos