Os registros de representação como ferramenta do pensamento na resolução de problemas matemáticos que envolvem o conceito de função linear
Data de publicação: 11/08/2008
Este artigo tem por objetivo identificar as estratégias utilizadas por alunos do 2º
ano do Ensino Médio, na resolução de problemas que envolvem o conceito de
função linear. A investigação de campo foi realizada aplicando-se um
questionário com diversas situações-problema em uma turma de 24 alunos de
uma escola particular. A análise multidimensional dos dados coletados mostrou
cinco grupos de sujeitos, de acordo com as estratégias utilizadas: os que
predominantemente resolveram os problemas por operações numéricas
elementares; os que resolveram somente por regra de três; os que resolveram
somente por conversão para outro registro; os que desenvolveram estratégias
diversas e os que quase não apresentaram estratégias de resolução. Foi verificado,
também, que, quando os sujeitos utilizam registros de representação relacionados ao conceito de função linear, o fazem, preferencialmente, nas linguagens algébrica
e tabular, mostrando maiores dificuldades na utilização da linguagem gráfica.
Neste artigo são levantadas algumas implicações educacionais destes resultados.