ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENSINO MÉDIO DO BRASIL E SUAS ARTICULAÇÕES COM AS EXIGÊNCIAS DO CAPITAL VIA OCDE E INSTITUTO AYRTON SENNA (2010-2019)
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v23n1.p33-50Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Competências socioemocionais, Formação do trabalhador.Resumo
Este texto tem por objetivo evidenciar, a partir da delimitação do campo do conhecimento na área da Educação, a relação capital/trabalho por intermédio das diretrizes socioemocionais presentes da formação do trabalhador correspondendo ao Ensino Médio no Brasil e suas articulações com as exigências do capital via OCDE e Instituto Ayrton Senna, no período de 2010 a 2019. Congregando a interdisciplinaridade no campo científico e epistemológico, sob a metodologia histórico-crítica, foram realizados levantamento e análise do Estado do Conhecimento de forma qualitativa e quantitativa, articulados à pesquisa bibliográfica, tendo como acervos científicos SciELO, Portal de Periódicos da CAPES/MEC e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Obtivemos como resultados políticas educacionais abrangidas e orientadas pelos organismos multilaterais na constituição de instrumentos de avaliação das competências socioemocionais. Concluímos que as competências socioemocionais são abordadas pelos autores de forma não circunstanciada e sem contemplar sua origem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.