ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENSINO MÉDIO DO BRASIL E SUAS ARTICULAÇÕES COM AS EXIGÊNCIAS DO CAPITAL VIA OCDE E INSTITUTO AYRTON SENNA (2010-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v23n1.p33-50

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Competências socioemocionais, Formação do trabalhador.

Resumo

Este texto tem por objetivo evidenciar, a partir da delimitação do campo do conhecimento na área da Educação, a relação capital/trabalho por intermédio das diretrizes socioemocionais presentes da formação do trabalhador correspondendo ao Ensino Médio no Brasil e suas articulações com as exigências do capital via OCDE e Instituto Ayrton Senna, no período de 2010 a 2019. Congregando a interdisciplinaridade no campo científico e epistemológico, sob a metodologia histórico-crítica, foram realizados levantamento e análise do Estado do Conhecimento de forma qualitativa e quantitativa, articulados à pesquisa bibliográfica, tendo como acervos científicos SciELO, Portal de Periódicos da CAPES/MEC e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Obtivemos como resultados políticas educacionais abrangidas e orientadas pelos organismos multilaterais na constituição de instrumentos de avaliação das competências socioemocionais. Concluímos que as competências socioemocionais são abordadas pelos autores de forma não circunstanciada e sem contemplar sua origem.

Biografia do Autor

Andréia Aparecida Simão, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia (1999) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Mestre (2016) e Doutorado (2022) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) Unoesc; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPPES Unoesc/Sul; da Rede Iberoamericana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - Unoesc e da REDE – GIEPES Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – UNICAMP. Atua na Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional, Consultoria em Gestão de Recursos Humanos e Projeto Social em parceria com Escola Pública e Setor Privado.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Edição

Seção

Artigos