• Resumo

    ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENSINO MÉDIO DO BRASIL E SUAS ARTICULAÇÕES COM AS EXIGÊNCIAS DO CAPITAL VIA OCDE E INSTITUTO AYRTON SENNA (2010-2019)

    Data de publicação: 19/09/2023

    Este texto tem por objetivo evidenciar, a partir da delimitação do campo do conhecimento na área da Educação, a relação capital/trabalho por intermédio das diretrizes socioemocionais presentes da formação do trabalhador correspondendo ao Ensino Médio no Brasil e suas articulações com as exigências do capital via OCDE e Instituto Ayrton Senna, no período de 2010 a 2019. Congregando a interdisciplinaridade no campo científico e epistemológico, sob a metodologia histórico-crítica, foram realizados levantamento e análise do Estado do Conhecimento de forma qualitativa e quantitativa, articulados à pesquisa bibliográfica, tendo como acervos científicos SciELO, Portal de Periódicos da CAPES/MEC e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Obtivemos como resultados políticas educacionais abrangidas e orientadas pelos organismos multilaterais na constituição de instrumentos de avaliação das competências socioemocionais. Concluímos que as competências socioemocionais são abordadas pelos autores de forma não circunstanciada e sem contemplar sua origem.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal