O ESTUDO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DE 2017 A 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v23n1.p20-32

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, História da Matemática, Sequências Numéricas.

Resumo

O presente trabalho aborda uma investigação referente ao estudo de sequências numéricas para o ensino de Matemática, com base nas publicações ocorridas em pouco mais de cinco anos em periódicos com o texto em português. Desse modo, foram encontrados 35 artigos, elencando a escassez desses trabalhos na literatura. A consequência desse fato pode estar interligada ao processo de formação inicial de professores, por não apresentar ações voltadas às práticas pedagógicas de ensino de Matemática, bem como o estudo de conteúdos de História da Matemática. A partir deste estudo, busca-se elencar a relevância de produções acadêmicas voltadas à abordagem do ensino de Matemática, tendo em vista a importância do estudo de sequências numéricas.

Biografia do Autor

Renata Passos Machado Vieira, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Ensino (RENOEN-Pólo UFC). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível (2020 - 2023). Universidade Aberta do Brasil.  Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. 

Paula Maria Machado Cruz Catarino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

PhD em Matemática. Professora Associada da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) com habilitação. Investigadora do Centro de Investigação CMAT-UTAD- Polo do CMAT da Universidade do Minho e também Investigadora do Centro de Investigação CIDTFF - Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Atualmente Membro do Conselho Geral da UTAD.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Edição

Seção

Artigos