ENSINAR E APRENDER

OS AFETOS EM PAUTA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v23n1.p68-86

Palavras-chave:

Formação de Professores, Afetos, Mediação.

Resumo

Assume-se a indissociabilidade das dimensões cognitiva e afetiva e suas recíprocas influências nos processos de ensino e aprendizagem. As experiências vividas mobilizam sentimentos e emoções que afetam as formas de pensar e agir. Analisa-se que sentimentos, envolvidos na relação com o ensinar e aprender, podem ser apreendidos em desenhos produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. O método pautou-se pela análise documental, realizada em cem desenhos conforme o lugar retratado, as expressões faciais, a proximidade e os diálogos entre os personagens, fornecendo pistas sobre a qualidade da experiência de aprendizagem registrada. As interações entre ensinantes e aprendentes são fontes de afeto e influenciam os vínculos que se estabelecerão entre os estudantes e os objetos de conhecimento.

Biografia do Autor

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Graduada em Pedagogia pela PUC-Campinas, mestre e doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e do curso de Pedagogia da mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente. Editora Chefe da Revista de Educação PUC-Campinas

Larissa Alves, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação da PUC-Campinas. Foi bolsista FAPESP de Iniciação Científica e bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/PUC-Campinas).

Andreia Osti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Rio Claro. Atuou como coordenadora do curso de Pedagogia (Gestão 2018 - 2022). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita - GEPRALE, credenciado junto ao CNPq desde 2017.

Downloads

Publicado

2023-10-04

Edição

Seção

Artigos