SABERES E PRÁTICAS DE ALFABETIZADORES NOS CONTEXTOS ESCOLARES NO BRASIL E NA FRANÇA

GESTÃO DA AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA INTERMEDIAÇÃO-PLANEJADA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v23n1.p143-157

Palavras-chave:

Ensino, Alfabetização, Avaliação, Planejamento.

Resumo

Neste artigo, apresentamos a investigação sobre a constituição dos saberes e das práticas dos docentes participantes das formações do PNAIC (Brasil) e do Éduscol/Ifé – PPC2 (França) relacionados à abordagem da Gestão do Ensino da Leitura e da Escrita e da Gestão da Avaliação através da Intermediação-Planejada nas aprendizagens das crianças nas turmas do Ciclo de Alfabetização/Cycle 2. Adotamos como procedimento metodológico a aplicação de dois questionários abertos: um com 725 professores do Recife/Brasil (1º aos 3º anos) e o outro a 7 professores de Lyon/França. Os resultados indicaram que o professor é capaz de desenvolver um estilo profissional, independente do contexto macro socioeducativo vivido e este revela o processo de desenvolvimento profissional, marcado a partir da Gestão do Ensino da Leitura e da Escrita e pela Gestão da Avaliação através da Intermediação-Planeada nas aprendizagens das crianças para cada ano do ciclo.

Biografia do Autor

Magna, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação do Centro de Educação na Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Doutora em Educação, professora e pesquisadora do curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação da UFPE. Coordenadora do Grupo de pesquisa ALEP (Grupo de Pesquisas em alfabetização: Leitura e Escrita: avaliação, práticas e políticas).

Nadja, Université Claude Bernard Lyon 1, França

Professora titular do INSPÉ (Institut National Supérieur du Professorat et de Éducation de l'Académie de Lyon), Pesquisadora da Equipe d'Accueil 4571 Éducation, Cultures, Politiques e pesquisadora associada da UMR 5191 ICAR - Interactions, Corpus, Apprentissage, Représentations. Professora visitante da Universidade de Caxias do Sul,UCS-RS-Brasil. Professora colaboradora da PUC_SP do Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE, Recife. 

Downloads

Publicado

2023-10-05

Edição

Seção

Artigos