SABERES E PRÁTICAS DE ALFABETIZADORES NOS CONTEXTOS ESCOLARES NO BRASIL E NA FRANÇA
GESTÃO DA AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA INTERMEDIAÇÃO-PLANEJADA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v23n1.p143-157Palavras-chave:
Ensino, Alfabetização, Avaliação, Planejamento.Resumo
Neste artigo, apresentamos a investigação sobre a constituição dos saberes e das práticas dos docentes participantes das formações do PNAIC (Brasil) e do Éduscol/Ifé – PPC2 (França) relacionados à abordagem da Gestão do Ensino da Leitura e da Escrita e da Gestão da Avaliação através da Intermediação-Planejada nas aprendizagens das crianças nas turmas do Ciclo de Alfabetização/Cycle 2. Adotamos como procedimento metodológico a aplicação de dois questionários abertos: um com 725 professores do Recife/Brasil (1º aos 3º anos) e o outro a 7 professores de Lyon/França. Os resultados indicaram que o professor é capaz de desenvolver um estilo profissional, independente do contexto macro socioeducativo vivido e este revela o processo de desenvolvimento profissional, marcado a partir da Gestão do Ensino da Leitura e da Escrita e pela Gestão da Avaliação através da Intermediação-Planeada nas aprendizagens das crianças para cada ano do ciclo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.