O presente artigo se propôs a investigar, os desafios, as expectativas e os obstáculos que as professoras iniciantes de creche enfrentam no processo de indução na profissão docente. Para a realização do estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico. Por meio da análise, constatou-se que a elaboração da documentação pedagógica (planejamentos, relatórios
etc.) tem sido um desafio para as professoras iniciantes. Como estratégias de enfrentamento, elas têm buscado o apoio da equipe gestora e de colegas mais experientes, com a intenção de ampliar a sua formação. Em relação às expectativas, as participantes destacaram a necessidade de ampliar o conhecimento profissional sobre Educação Infantil e de aprimorar o acolhimento tanto das crianças quanto das famílias. Não foram identificadas, nas falas das professoras, ações que pudessem se caracterizar como resultantes de alguma proposta de indução propiciada pelas instituições de ensino.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.