
Malaguzzi é um autor conhecido na Educação Infantil por ter suas ideias pedagógicas
aplicadas nas escolas infantis de Reggio Emilia, principalmente no tocante à aprendizagem por
experiências, por meio de projetos. Em seu modelo pedagógico, o espaço atua como um terceiro
educador. Assim, o objetivo deste estudo é oferecer um olhar diferenciado sobre o espaço na
perspectiva de Malaguzzi e o conceito de affordances na educação infantil, por meio de uma
pesquisa bibliográfica. Percebemos que os espaços que compõem os ambientes de aprendizagem
precisam ser projetados de forma a promover o máximo de interação e autonomia às crianças. Uma
interação que se faz pelo corpo criança em movimento. Dentro desses espaços, as materialidades
e affordances que os compõem são mobilizadoras para a vivência de experiências que modificarão
objetos, equipamentos e, principalmente, os sujeitos, em relações de constantes ressignificações.
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A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.