• Resumo

    O Espaço como ambiente na perspectiva de Malaguzzi e as Affordances

    Data de publicação: 24/02/2025

    Malaguzzi é um autor conhecido na Educação Infantil por ter suas ideias pedagógicas
    aplicadas nas escolas infantis de Reggio Emilia, principalmente no tocante à aprendizagem por
    experiências, por meio de projetos. Em seu modelo pedagógico, o espaço atua como um terceiro
    educador. Assim, o objetivo deste estudo é oferecer um olhar diferenciado sobre o espaço na
    perspectiva de Malaguzzi e o conceito de affordances na educação infantil, por meio de uma
    pesquisa bibliográfica. Percebemos que os espaços que compõem os ambientes de aprendizagem
    precisam ser projetados de forma a promover o máximo de interação e autonomia às crianças. Uma
    interação que se faz pelo corpo criança em movimento. Dentro desses espaços, as materialidades
    e affordances que os compõem são mobilizadoras para a vivência de experiências que modificarão
    objetos, equipamentos e, principalmente, os sujeitos, em relações de constantes ressignificações.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal