• Resumo

    Panorama da produção científica sobre a Educação Especial na Educação Infantil (2003-2021)

    Data de publicação: 09/12/2025

    O presente artigo visa a analisar a produção científica sobre a Educação Especial na Educação Infantil, buscando compreender o panorama das pesquisas relativas às crianças da Educação Especial que frequentam creches e pré-escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio de análise bibliométrica e de conteúdo, tendo como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Os resultados evidenciaram uma produção expressiva sobre a temática na contemporaneidade e na área da Educação, envolvendo diversos pesquisadores de distintas universidades brasileiras, especialmente públicas e localizadas na região Sudeste. Os temas centrais das pesquisas são variados, com ênfase nas políticas de inclusão e nas práticas pedagógicas. Conclui-se que a produção científica acerca da interface entre Educação Especial e Educação Infantil tem contribuído para o debate atual, apresentando recomendações, problematizações e proposições de ordem política e pedagógica.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal