Este artigo apresenta um estudo de abordagem bibliográfica e de caráter qualitativo, centrado na educação inclusiva e na formação docente. O objetivo é elucidar a criação de um produto educacional, especificamente um guia didático voltado para práticas pedagógicas inclusivas. O projeto, intitulado Produto Educacional no Formato de Guia-Didático: um Apoio ao Professor com Estudantes com Deficiência, foi desenvolvido a partir de um edital publicado por uma instituição de educação superior pública, que buscava selecionar projetos que desenvolvessem ações sobre a prática pedagógica, no âmbito das escolas da Educação Básica. Como resultado, foi elaborado o guia didático denominado Tenho um aluno com deficiência. E agora? Um guia didático de apoio ao professor cujo objetivo é fornecer orientações práticas e estratégias pedagógicas para auxiliar os professores no atendimento de estudantes com deficiência. O estudo evidencia a importância da formação docente para garantir uma educação mais inclusiva e acessível.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.