ESPAÇO SOCIAL E ESPAÇO ESCOLAR: interfaces e contradições no contexto do ensino fundamental de 9 anos
Data de publicação: 14/07/2011
Este artigo problematiza os espaços designados às crianças que entram no Ensino Fundamental de 9 anos, instituído através da lei 11.274/2006. A análise empreendida resulta de uma pesquisa desenvolvida no período de 2007 a 2010, envolvendo 13 escolas públicas de Salvador e Feira de Santana – BA. O recorte assumido põe em relevo a relação entre espaço escolar e espaço social, e foi orientado por duas questões: como o tema do espaço escolar está posto no debate sobre o ensino fundamental de 9 anos e como ele se articula com o lugar social ocupado pelas crianças de 6 anos? Os resultados da pesquisa indicam que o espaço escolar não logrou romper as barreiras da formalidade no processo de inclusão das crianças de 6 anos no ensino obrigatório, reiterando uma íntima relação entre os lugares sociais e os lugares educacionais dos sujeitos implicados no processo em questão.