BLOG NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ESCOLAR

Autores

  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá – UEM-PR, Pós-Graduação em Educação.
  • Samilo Takara Professor de Comunicação Social da Faculdade Metropolitana de Maringá - Unifamma. Mestrando em Educação da Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Mídia na educação. Aprendizagem colaborativa. Estudos Culturais. Blog.

Resumo

Este artigo analisa a potencialidade de se trabalhar os conteúdos dos currículos escolares de forma interativa e desenvolver a aprendizagem colaborativa do conhecimento utilizando o blog na educação. O problema é: Será que o blog pode ser uma ferramenta de produção de conhecimento no espaço escolar? A utilidade desta ferramenta online no processo de ensino e aprendizagem será analisada pelas lentes dos Estudos Culturais e na perspectiva foucaultiana sobre as interdições e a vontade de verdade dos discursos pedagógicos. As interdições no ambiente online interativo são menores do que as interdições no discurso do falante fora desses ambientes, por isso o medo de falar e ser criticado é menor. O contato mediado pelo blog permite ao produtor do discurso a previsão de algumas respostas, alguns questionamentos e verificação da validação ou não de suas ideias sem uma exposição real. Na chamada “blogosfera” há tensões entre teorias e falantes e pode ser uma ferramenta útil para o processo de interação online entre os usuários. O falante com receio de ser silenciado fica mais a vontade no blog para defender suas posições baseadas em seu arcabouço teórico e suas vivências permeadas pelas condições social, histórica e cultural como parte de seu discurso.

Biografia do Autor

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá – UEM-PR, Pós-Graduação em Educação.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado (1995) e doutorado em Educação(2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Marília/SP. Atuou como pesquisadora colaboradora sênior da Universidade de Brasília 2009-2010. É professora Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, mídia na educação, didática e escola pública. Ver: www.nt5.net.br

Samilo Takara, Professor de Comunicação Social da Faculdade Metropolitana de Maringá - Unifamma. Mestrando em Educação da Universidade Estadual de Maringá

Professor de Comunicação Social da Faculdade Metropolitana de Maringá - Unifamma. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisa atualmente Educação, Comunicação e Cultura. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR.

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Publicado

2012-04-16

Edição

Seção

Artigos