• Resumo

    FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: MAPEAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA RBPG/CAPES

    Data de publicação: 08/08/2013
    O objetivo deste artigo, o qual corresponde a um recorte de uma pesquisa mais ampla, é apresentar um mapeamento das discussões acerca do Estágio de Docência veiculada pela Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG, periódico vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior – CAPES. A escolha de tal periódico como fonte investigadora deve-se à sua vinculação com a CAPES, agência de fomento que em 1999 instituiu o Estágio de Docência na graduação com vistas à preparação de mestrandos e doutorandos para atuar no magistério do Ensino Superior. A hipótese aventada para investigação é de que a CAPES, na condição de agência responsável pela prescrição do Estágio de Docência, tem importante papel na construção de sua legitimidade e que, entre outros meios, estaria desempenhando esse papel por meio da RBPG, periódico sob sua responsabilidade. Com a eleição da RBPG como fonte investigadora, realiza-se uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e interpretativo. Para o desenvolvimento da investigação elege-se a seguinte questão-problematizadora: que discussões acerca do Estágio de Docência exigido pela CAPES têm sido publicadas na RBPG? Com vistas a apresentar um dos resultados da pesquisa empreendida, aborda-se a prescrição da CAPES a respeito do Estágio de Docência, bem como um histórico da Revista Brasileira de Pós-Graduação. E, ainda, é apresentado e discutido o estudo documental acerca das publicações veiculadas na RBPG sobre o tema. Por fim, com base no resultado obtido, sinaliza-se para a importância de mais estudos a respeito do Estágio de Docência, uma vez que tal iniciativa tem potencial para promover uma aprendizagem qualificada da docência no Ensino Superior, um dos temas de interesse da Pedagogia Universitária.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal