FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: MAPEAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA RBPG/CAPES
Data de publicação: 08/08/2013
O objetivo deste artigo, o qual corresponde a um recorte de uma pesquisa mais ampla, é apresentar um mapeamento das discussões acerca do Estágio de Docência veiculada pela Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG, periódico vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior – CAPES. A escolha de tal periódico como fonte investigadora deve-se à sua vinculação com a CAPES, agência de fomento que em 1999 instituiu o Estágio de Docência na graduação com vistas à preparação de mestrandos e doutorandos para atuar no magistério do Ensino Superior. A hipótese aventada para investigação é de que a CAPES, na condição de agência responsável pela prescrição do Estágio de Docência, tem importante papel na construção de sua legitimidade e que, entre outros meios, estaria desempenhando esse papel por meio da RBPG, periódico sob sua responsabilidade. Com a eleição da RBPG como fonte investigadora, realiza-se uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e interpretativo. Para o desenvolvimento da investigação elege-se a seguinte questão-problematizadora: que discussões acerca do Estágio de Docência exigido pela CAPES têm sido publicadas na RBPG? Com vistas a apresentar um dos resultados da pesquisa empreendida, aborda-se a prescrição da CAPES a respeito do Estágio de Docência, bem como um histórico da Revista Brasileira de Pós-Graduação. E, ainda, é apresentado e discutido o estudo documental acerca das publicações veiculadas na RBPG sobre o tema. Por fim, com base no resultado obtido, sinaliza-se para a importância de mais estudos a respeito do Estágio de Docência, uma vez que tal iniciativa tem potencial para promover uma aprendizagem qualificada da docência no Ensino Superior, um dos temas de interesse da Pedagogia Universitária.