• Resumo

    A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM ECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

    Data de publicação: 30/10/2014
    O presente artigo, de caráter reflexivo, busca compreender a formação continuada de professores a partir da abordagem ecológica de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Discute o profissional da formação continuada em serviço, no ambiente escolar e em outros contextos implicados no processo de desenvolvimento humano e de formação, dentre os quais se destaca a escola. Neste sentido, pensar a formação continuada realizada em serviço, levando em conta tais conceitos da perspectiva sistêmica, implica entender o espaço escolar não apenas como um espaço de participação, mas de múltiplas interações e de diálogos em constante construção que geram influências no processo de desenvolvimento humano. Conclui-se, portanto, que o olhar ecológico auxilia a implementar o alcance da formação continuada dos educadores em serviço, valorizando o profissional em formação tanto no seu contexto proximal como nos outros diferentes processos que emergem das interações cotidianas.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal