As instituições de Ensino Superior são, por princípio, geradoras de conhecimentos, formadoras de profissionais e cidadãos para todas as comunidades. Em tempo da maior crise ambiental de nossa era, as universidades e as faculdades têm formado profissionais e cidadãos conscientes e preparados para compreender, gerir e apresentar soluções para esta crise socioambiental que vivemos? Neste artigo são apresentados os dados da pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, uma pesquisa internacional denominada Projeto RISU - “Definición de indicadores y evaluación de los compromisos con la sostenibilidad en Universidades Latinoamericanas”. O estudo demonstrou que a universidade apresenta uma grande inserção social em sua região e desenvolve mais de uma centena de projetos sobre sustentabilidade, educação ambiental e meio ambiente, mas ainda não possui uma política integrada em seu plano estratégico ou de desenvolvimento institucional, necessitando reestruturar as políticas articuladas pelos eixos sustentabilidade, educação ambiental e meio ambiente.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.