• Resumo

    SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM IES: DIAGNOSTICAR PARA CONHECER E AVANÇAR

    Data de publicação: 07/08/2015

    O presente artigo trata da questão da ambientalização curricular nas Instituições de Ensino Superior e de como a questão da sustentabilidade ambiental é tratada nessas instituições. Em vista dessa argumentação, objetiva apresentar os resultados de um diagnóstico da sustentabilidade ambiental na Universidade da Região de Joinville (Univille), localizada na cidade de Joinville – na região nordeste do Estado de Santa Catarina, Brasil. O estudo ocorreu no âmbito do Projeto Definición de indicadores de evaluación de la sustentabilidad en Universidades Latinoamericanas – conhecido como  Projeto  da RISU, desenvolvido entre 2013 e 2014. Os caminhos metodológicos utilizados para a aplicação desta pesquisa, na Univille, seguiram todas as etapas estipuladas pelo Projeto da RISU, aplicando-se um questionário - survey - às pessoas que na instituição exercem funções que envolvem as questões da sustentabilidade institucional. Os dados coletados mostraram que, embora política de sustentabilidade da Univille ainda não esteja definida e divulgada institucionalmente, de certa forma a universidade direciona suas ações e atua com enfoque socioambiental nas esferas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal