Teoria, método e análise: as interconexões necessárias no estudo das crianças e das famílias
Neste artigo, sustentamos a idéia de que, em pesquisa, deve haver uma conexão
clara e consistente entre a teoria que usamos, os métodos que empregamos e o
modo como analisamos nossos dados. Isto é verdade independentemente de
quais aspectos das crianças e das famílias são estudados, embora nós estudamos
as crianças e suas famílias em diferentes contextos culturais. A abordagem teórica
que utilizamos procede do trabalho recente de Urie Bronfenbrenner. Trata-se de
uma teoria ecológica e sistêmica, compelindo-nos a examinar simultaneamente
aspectos do indivíduo em desenvolvimento, aspectos do contexto (imediato,
distal e histórico), os processos interativos que vinculam os dois e promovem o
próprio desenvolvimento, bem como a acompanhar esse desenvolvimento por
um período de tempo. A pesquisa, que o primeiro autor (Tudge) vem conduzindo
junto a vários colaboradores, nos últimos dez anos, ilustra como essa teoria pode
ser apropriadamente aplicada.