• Resumo

    O PROCEDER DUPLO DE UM PROFESSOR DE FLE QUE SOFRE DE PROBLEMAS DE VOZ E DE AUDIÇÃO

    Data de publicação: 17/11/2015
    Este artigo aborda a “ação” (F. Cicurel: 2011) de um professor que sofre de uma voz patológica. Depois de tratamento médico, os órgãos produtores de voz (cordas, faringe, oral e cavidades nasais) foram afetados, bem como o ouvido (principal órgão da audição). Cicurel F. (2011: 86) afirma que, no que diz respeito ao aprendiz, o discurso do professor é uma « parole en action” que contribui para a transmissão do conhecimento e para um « savoir-dire ». É também um discurso multimodal na medida em que a mensagem verbal pode ser comunicada graças à “ferramenta de voz” (M. Moustapha-Sabeur & J. Aguilar Rio (2014))1 e ao « gesto pedagógico » (M. Tellier 2008 : 41). Segundo o Sr. Mustapha Sabeur (2014b), a voz e o gesto “são duas ferramentas que os professores usam para conduzir apropriadamente seus cursos e dois índices sobre os quais os alunos são apoiados para manter ou alterar as suas respostas.” O que faz um professor de uma língua estrangeira, se sua voz não sofre de distúrbios provisórios relacionados à sua profissão de professor, mas sim de distúrbios perpétuos, afetando a pronúncia? Bouvet e M.-D. Morel (2002) analisaram os diálogos, tendo em conta conjuntamente marcas gestuais, de postura, mímicas e entonação. Nosso trabalho apresenta um contexto diferente (classe FLE) e um caso particular em que a fala perdeu sua dimensão entonativa. Se se assumir que a voz patológica dificulta a aprendizagem de uma língua estrangeira, como o professor deve agir, o que é a “dimensão corporal [sua] de sua palavra” (D. Bouvet 2001) e quais serão as primeiras motivações de suas ações? Não é apenas uma questão de transmissão de conhecimento, a imagem do professor, a sua identidade como professor é, em certa medida, determinada pela sua voz. O objetivo do artigo não é observar os impactos da voz patológica sobre a aprendizagem da língua, mas destacar os aspectos particulares sobre os quais o professor se concentra para realizar o seu curso. A partir de uma transcrição de sequências de um curso de francês - como língua estrangeira - filmado e uma entrevista de autoconfrontação (EAC), este artigo pretende destacar as motivações de um professor que sofre de problemas de voz e de audição e suas ações.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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