O presente artigo tem como objetivo identificar por meio das falas dos discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina as percepções que se têm em relação ao gênero e à docência. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa. Na busca de recuperar tais percepções dos discentes, a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Ao término da pesquisa, constatou-se que os alunos relacionam à docência com aspectos de infantilização e feminização. Outro ponto importante a ressaltar é que o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina necessita de um novo olhar em relação ao gênero e à docência, podendo assim contribuir para a formação da leitura crítica de mundo e da condição humana dos estudantes do referido curso.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.