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    Percepções de pais e professores sobre o envolvimento dos pais na educação infantil e ensino fundamental

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    O envolvimento de pais na educação escolar é hoje considerado como um aspecto tão importante quanto os outros elementos do processo educativo do indivíduo. Ele é visto como um procedimento que pode levar a grandes melhorias não só da escola enquanto espaço físico como também como um espaço de interações essenciais para o desenvolvimento das crianças e profissionais. O principal objetivo deste estudo foi descrever o que os professores da educação infantil e do ensino fundamental consideravam como pertinentes no que diz respeito ao apoio ao envolvimento dos pais (EP); e sobre a opinião e experiências de um grupo de pais sobre o tema. Examinou-se as percepções de pais e professores sobre as práticas de EP a partir de uma tipologia criada por Joyce Epstein. A análise fatorial dos dados revelou o clima de EP dos professores. Os resultados indicam que os professores tendem a valorizar mais as práticas que incluem a adesão dos pais em atividades que os professores indicam e instruem como fazer ao invés da ajuda dos pais nos processos de ensino-aprendizagem na escola. O padrão revelado pelas percepções dos professores sugere um conhecimento limitado sobre as possibilidades de EP. Os pais destacaram o pouco investimento na inclusão da ajuda efetiva dos pais principalmente no que diz respeito às instruções sobre como os pais podem atender as necessidades educativas das crianças.

Revista Contrapontos

Journal of the Postgraduate Program in Education of Univali.

 

 

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