Territórios e lugares das artes visuais na Universidade
Published date: 19/03/2009
A pesquisa intitulada Espaço, Currículo, Territórios, Lugares, Fronteiras: questões
sobre a “arquitetura” (MOGNOL, 2005) versa sobre o Curso de Licenciatura em
Artes Visuais, buscando estabelecer analogia com uma visita à 26ª Bienal de
São Paulo, a mais importante exposição de artes do Brasil, que reúne artistas do
mundo todo, e que teve como tema em 2004 “Território Livre”. A pesquisa tem
por objetivo refletir sobre os espaços físicos do Curso de Artes Visuais sob o
aspecto de espaços de práticas e representações de culturas, de produções de
conflitos que refletem no currículo a fragmentação entre teoria e prática. Assim,
entende-se o espaço/escola como produto histórico construído pelas sociedades,
cujas formas e aspectos de configuração físicos interferem e influenciam na
visão que alunos(as), futuros professores de arte, desenvolvem sobre a realidade.