• Resumen

    OS SABERES DA EXPERIÊNCIA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE HOTELARIA DA UFMA

    Published date: 08/08/2013
    RESUMO Este estudo se propõe a analisar o a influência dos saberes da experiência na formação dos professores que atuam no Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno, bem como da escuta dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para a análise e discussão dos dados sobre os saberes e a formação de professores contamos principalmente com as contribuições dos teóricos tais como Paulo Freire (1996), Tardif (2002), Vázquez (1986) e Saviani (1996) Pimenta (2009) entre outros que nos permitiram compreender que os sabres docentes possuem origens distintas, dando-se por diversos meios e através da influência de muitos aspectos. Na construção do presente estudo optamos pela abordagem qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A entrevista nos possibilitou garantir um clima favorável entre o pesquisado e o pesquisador, a fim de que os sujeitos se sentissem a vontade para se expressarem o que também garantiu ao pesquisador a compreensão da dimensão humana do professor, isto é, perceber seus valores, suas atitudes, suas queixas, a relação com seus pares, seu referencial teórico e suas crenças. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes das disciplinas específicas e de formação geral e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA que cursam o oitavo e nono períodos. Podemos concluir que: o professor durante o exercício da docência busca referências na sua experiência como aluno; o professor jamais forma-se sozinho; a construção do conhecimento também ocorre no fazer diário do professor; o prazer da profissão docente foi percebido como motivação na vida dos professores; os saberes docentes são constantemente modificados e aperfeiçoados, sendo assim, o professor está em constante formação em sua vida profissional.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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