Este artigo busca tecer discussões em relação à produção da escrita acadêmica. Tem como propósito investigar as repercussões e as ressonâncias que foram propagadas no movimento de ler, escrever e partilhar as pesquisas em um grupo de pós-graduação em educação. A intenção é interrogar e problematizar os movimentos e os pensamentos que atravessam uma escrita acadêmica quando produzida no coletivo. Alguns questionamentos estiveram presentes neste percurso: que textos-leituras brotaram deste compartilhamento de leituras? Que textos-leituras respingaram nas escritas acadêmicas dos envolvidos? Que repercussões e ressonâncias foram propagadas na experiência de ler as investigações dos colegas e escrever as próprias pesquisas? Dessa forma, com intuito de atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada no atravessamento de múltiplas vozes e no compartilhamento de experiências dos envolvidos, como forma de pensar o que foi possível aprender neste processo. Alguns conceitos passaram a movimentar o pensamento dessa investigação: repercussão e ressonância (BACHELARD, 1993), leitura e escrita (BARTHES, 2007a, 2007b, 2012; DELEUZE, 2006a, 2006b; DELEUZE; GUATTARI, 1995a, 1995b, 2005; SKLIAR, 2014). As problematizações suscitadas a partir dos autores convidados e das narrativas dos envolvidos agiram como um vetor de ressonâncias, brindando com a oportunidade de pensar algumas possibilidades em relação à escrita acadêmica.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.