Neste artigo, apresentamos a investigação sobre a constituição dos saberes e das práticas dos docentes participantes das formações do PNAIC (Brasil) e do Éduscol/Ifé – PPC2 (França) relacionados à abordagem da Gestão do Ensino da Leitura e da Escrita e da Gestão da Avaliação através da Intermediação-Planejada nas aprendizagens das crianças nas turmas do Ciclo de Alfabetização/Cycle 2. Adotamos como procedimento metodológico a aplicação de dois questionários abertos: um com 725 professores do Recife/Brasil (1º aos 3º anos) e o outro a 7 professores de Lyon/França. Os resultados indicaram que o professor é capaz de desenvolver um estilo profissional, independente do contexto macro socioeducativo vivido e este revela o processo de desenvolvimento profissional, marcado a partir da Gestão do Ensino da Leitura e da Escrita e pela Gestão da Avaliação através da Intermediação-Planeada nas aprendizagens das crianças para cada ano do ciclo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.