Examinam-se os discursos que se encontram por detrás de meios de divulgação científica de um livro e um vídeo postado na internet. Os discursos são analisados a partir de uma leitura epistemológica, motivado pelo interesse de que esse conteúdo compõe as disciplinas de Evolução dos Conceitos de Física. Mostra-se que as narrativas construídas pelos diretores, escritores e protagonistas que elaboram esses materiais de divulgação veem carregados de concepções indiretas ou visões explícitas acerca da ciência. Além de apontar essas concepções mediante análises epistemológicas, também é proposto ao docente da disciplina de evolução o emprego de mídias que estão à sua disposição e tratá-las na forma como são aqui apresentadas e avaliadas. Assim, torna-se possível que os estudantes possam aplicar e, consequentemente, aprender com mais significado, os conhecimentos envolvidos com esse conteúdo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.