• Resumo

    Epistemologias implícitas em documentários e livros de divulgação: proposta de material educacional para a disciplina de evolução dos conceitos de física

    Data de publicação: 26/07/2024

    Examinam-se os discursos que se encontram por detrás de meios de divulgação científica de um livro e um vídeo postado na internet. Os discursos são analisados a partir de uma leitura epistemológica, motivado pelo interesse de que esse conteúdo compõe as disciplinas de Evolução dos Conceitos de Física. Mostra-se que as narrativas construídas pelos diretores, escritores e protagonistas que elaboram esses materiais de divulgação veem carregados de concepções indiretas ou visões explícitas acerca da ciência. Além de apontar essas concepções mediante análises epistemológicas, também é proposto ao docente da disciplina de evolução o emprego de mídias que estão à sua disposição e tratá-las na forma como são aqui apresentadas e avaliadas. Assim, torna-se possível que os estudantes possam aplicar e, consequentemente, aprender com mais significado, os conhecimentos envolvidos com esse conteúdo.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal