• Resumo

    Internacionalização da Educação Superior no Brasil e Angola: uma revisão de literatura

    Data de publicação: 16/06/2025

    A presente pesquisa visou analisar como a internacionalização da Educação Superior é
    abordada em periódicos brasileiros e angolanos. A análise se baseia no levantamento de artigos
    publicados no Portal Pensador de Revistas Eletrônicas angolanas e no Google acadêmico. Dos 20
    artigos selecionados, a metodologia predominante foi a qualitativa, utilizando a análise textual
    discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2020). Os resultados demonstram uma convergência
    nas conclusões, indicando a necessidade de uma abordagem mais estruturada e abrangente para
    a internacionalização nas instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O estudo evidencia a
    importância de políticas claras e de estratégias organizacionais eficazes, além da inclusão social
    e do enfrentamento de desafios como o racismo. A cooperação internacional equitativa, voltada
    para o desenvolvimento científico e social, é considerada essencial. Portanto, conclui-se que há uma
    carência de políticas institucionais eficientes para promover a internacionalização no Brasil.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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