• Resumo

    A percepção de famílias sobre as instituições especializadas

    Data de publicação: 11/08/2025

    Este artigo tem como objetivo compreender como é a percepção das famílias acerca do processo educacional de estudantes matriculados em instituições especializadas e sua motivação para buscá-las e permanecer vinculadas a elas. A metodologia é de um estudo de caso de duas instituições especializadas de Belo Horizonte a partir de análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma delas e seis entrevistas semiestruturadas de familiares de estudantes matriculados em ambas. O documento e a transcrição das entrevistas, após categorizados, foram analisados tendo como referência a Análise de Conteúdo. Resultados apontam que entre os fatores que levam os familiares a buscar essas instituições está a exclusão e situações de violência nas escolas de ensino comum. Conclui-se que é urgente que as escolas de ensino comum adotem condutas realmente inclusivas, garantindo o direito, o acesso, a permanência, a aprendizagem e a participação de estudantes público da Educação Especial e erradicando definitivamente condutas excludentes.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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