• Resumo

    Coadunando o desenho universal para a aprendizagem e o sociointeracionismo: caminhos para práticas pedagógicas inclusivas

    Data de publicação: 24/09/2025

    O presente estudo busca investigar as possibilidades de aplicação das diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) em contextos sociointeracionistas, explorando os pontos de convergência entre essas abordagens. Para alcançar esse propósito, recorreu-se à revisão bibliográfica do tipo narrativa e à comparação conceitual a partir da análise dos princípios teóricos e as práticas pedagógicas relacionadas a ambas as perspectivas, buscando identificar caminhos para uma educação que acolha a diversidade sem perder de vista a importância das interações sociais no desenvolvimento cognitivo e emocional. Evidenciou-se que a integração do DUA e do sociointeracionismo possibilita práticas pedagógicas que contribuem para a inclusão escolar, garantindo uma educação equitativa e transformadora. Enquanto o DUA oferece os meios para adaptar o ensino às necessidades individuais, o sociointeracionismo assegura que o aprendizado seja um processo coletivo e interativo, construído por meio das interações entre professores, alunos e o contexto social.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal