O ensino-aprendizagem de alunos com Trissomia 21 (T21) na educação especial inclusiva representa um desafio para professores do ensino regular, dada a escassez de instrumentos padronizados para guiar a escolarização desses alunos. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um constructo biopsicossocial que pode auxiliar na avaliação funcional e na elaboração de planos educacionais individualizados (PEI). Esta pesquisa analisou a funcionalidade de alunos com T21, de 6 a 14 anos, nos anos iniciais do ensino fundamental, sob a perspectiva de 33 professores de sala de aula. Utilizou-se o Protocolo para Avaliação de Escolares com Deficiência Intelectual (PAEDI), fundamentado na CIF. Além disso, buscou-se avaliar a aplicabilidade desse protocolo em ambientes escolares, conforme a análise dos professores participantes deste estudo. Os resultados evidenciaram diferenças individuais significativas na funcionalidade dos 35 alunos avaliados. Os professores consideraram o PAEDI um instrumento relevante para avaliação funcional no ambiente escolar.

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