Teachers as Decision Makers: Narratives of Power in an Era of Standards
O presente artigo focaliza os professores como tomadores de decisão no que se refere a currículo e ensino. Ele explica como alguns professores que lecionam em escolas na região de Pittsburgh, cansados de perder preciosas oportunidades de aprendizagem para os ultrapassados modelos curriculares vigentes, decidiram oferecer a seus alunos experiências de aprendizagem através de um currículo que tomou uma forma viva; foi criado com a participação das crianças, professores e pais, e não mais por conjuntos estáticos de políticas. O artigo refl ete ainda sobre quais temas importantes podem ser ensinados e aprendidos nas escolas que abraçarão o futuro. Esperamos explorar a idéia daquilo que ocorre quando as escolhas curriculares do professor são contrárias às idéias e hábitos estabelecidos pela escola e por outras instituições envolvidas na educação da criança. Como lembra John Dewey, a renovação individual e comunitária ocorre melhor em uma sociedade democrática, uma sociedade em que justiça e assistência são essenciais. Estas idéias ocorrem somente em escolas em que a fi gura central – o professor – dá forma, nutre e enriquece a vida daqueles que lhes são entregues em confi ança pelos pais. O sucesso e a promessa destes professores é expor as crianças a uma multiplicidade de experiências que ajudarão a dar forma às suas histórias de vida e, algum dia, trazer à tona ideais democráticos na prática cotidiana de escolha do voto, criação de fi lhos, convivência com vizinhos, escolhas religiosas, e, especifi camente, quando lhes for solicitado julgamento como cidadãos democráticos. Independente de formação, origem, realidade econômica, a aquisição bem sucedida de habilidades e de uma base sólida só ocorre quando o crescimento intelectual e emocional do indivíduo é respeitado, protegido e enfatizado, e isto só pode ocorrer se for permitido que fl oresçam a dedicação, o cuidado, o talento e a inteligência do professor.