• Resumo

    O ESTADO DA ARTE DA ADEQUAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG

    Data de publicação: 07/08/2015

    Este trabalho descreve o processo de adequação ambiental e expressa os resultados da avaliação dos compromissos com a sustentabilidade na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir da análise da linha do tempo das suas ações de gestão ambiental e do projeto “Definição de indicadores para a avaliação das políticas de sustentabilidade em Universidades Latino-americanas”, ligado à Rede de Indicadores de Sustentabilidade nas Universidades – RISU (Projeto RISU). Esse projeto é uma iniciativa da Universidad Autónoma de Madrid (UAM), do qual participam 10 países latino-americanos. No Brasil foram 13 as universidades participantes, dentre instituições de ensino superior públicas e privadas. A ferramenta de pesquisa do Projeto RISU foi aplicada na FURG, considerando a abrangência dos 114 itens a serem investigados, divididos em seis grupos: Política de Sustentabilidade; Sensibilização e Participação; Responsabilidade Socioambiental; Docência; Pesquisa e Transferência; Gestão Ambiental (sobre os temas Água, Urbanismo e Biodiversidade, Energia, Mobilidade, Resíduos, Contratação Responsável). A estratégia metodológica para a aplicação do questionário constou da coleta de dados por meio de consulta a documentos oficiais e reuniões com os responsáveis em cada uma das seis áreas no Campus Carreiros. Por meio da participação neste projeto a universidade verificou que o seu nível de comprometimento com a sustentabilidade é variável dentre as áreas analisadas, possibilitando a avaliação, o desenvolvimento, a correção e o aperfeiçoamento de políticas e ações de melhoria contínua para a instituição. Considerou-se que o Projeto RISU evidenciou de modo objetivo a situação atual da FURG, que está consolidando a sua Política Ambiental e cumprindo condicionantes de licenciamento, tendo sido uma importante ferramenta para a melhoria contínua do processo de adequação ambiental dessa instituição de ensino superior.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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